Mira Sintra

Mira Sintra teve na sua génese, um bairro social. A origem da sua designação, decorre da sua situação geográfica, em função da vista panorâmica que toda a urbanização tem, sobre a Serra de Sintra.

O Bairro de Mira-Sintra, localizado num terreno que dava pelo nome de “Casal da Pedra”. Habitado a partir de 1975, este bairro sempre demonstrou um grande espírito comunitário, tendo-se este reflectido, na criação de inúmeras associações e colectividades, que ao abrigo do esforço de muitos moradores, marcaram a vida social de Mira-Sintra nas últimas três décadas.

Igreja Paroquial de Mira Sintra

A Comunidade Paroquial de Mira Sintra, dedicada a São Francisco de Assis, é uma Comunidade Cristã Católica.

Foi edificada no séc. XX, acompanhando o início do Bairro, em 1975. A data da sua constituição como FABRICA DA IGREJA DA PAROQUIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS DE MIRA – SINTRA é de Outubro de 1979. Nessa altura a Comunidade reunia-se para celebrar numa vivenda (onde é agora o Centro Social Paroquial).

A Eucaristia de Sagração do Altar foi celebrada a 2 de Julho de 1982. Era uma comunidade viva e dinâmica – com casais jovens de culturas diversificadas e consta que havia cerca de 900 crianças na catequese.

Hojé é uma comunidade envelhecida – de avós e netos, com 105 crianças e dezaseis catequistas, um Agrupamento de Escuteiros do CNE com 75 escuteiros e 15 dirigentes (no entanto, “dois terços destes jovens escuteiros vem de outras paróquias, o que representa uma dificuldade de integração na comunidade”).

Pastoral Social

Na linha da pastoral social a comunidade apoia um Centro Social Paroquial que é frequentado por 45 crianças, nas valências de Jardim de infância e ATL. Há grupos socio-caritativos que se ocupam da distribuição de alimentos, na visita ao domicilio e visita aos doentes.

Nos últimos anos “tem-se verificado uma maior procura de ajuda junto da paróquia”, e com o objectivo de responder às necessidades há iniciativas comuns de recolha de bens e donativos”.